quarta-feira, 21 de maio de 2008

Projeto Bom de escola, Bom de bola





Criado pela Secretaria municipal de Esporte, Cultura e Lazer de Guanambi, o Projeto Bom de Bola, Bom de Escola, consiste em aulas esportivas para crianças e adolescentes a fim de inseri-los na integração sócio-comunitária e estimular a freqüência e permanência na escola, além de criar nos menores o hábito saudável, prazeroso e consciente da prática de esporte contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida.
A condição básica para a criança ou adolescente se inscrever e permanecer no programa é estar devidamente matriculado na rede municipal de ensino e obter um bom desempenho escolar, uma vez que o objetivo primordial é estimular o participante a permanecer na escola e obter boas notas.
Hellen Guimarães, titular da pasta, em entrevista à Revista Imagem destaca que a iniciativa conta hoje com cerca de 1200 crianças e adolescentes entre meninas e meninos com idade entre 06 a 16 anos. O projeto conta 18 monitores que atendem as seguintes modalidades esportivas: Futebol, basquete, vôlei, karatê, capoeira, xadrez, judô, taekowondo e jiu jitsu desenvolvidas em horário oposto ao da escola 3 vezes por semana.
O projeto que inicialmente só atendia a sede do município hoje se estende aos distritos de Morrinhos e Mutans, atendendo ainda as crianças da Casa de Passagem, num total de 15 e ainda pessoas com deficiência auditiva – perfazendo 20 especiais.
"O projeto tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. Com ele, os jovens têm a oportunidade de sair da ociosidade por meio de atividades lúdicas e prazerosas. Além disso, contribui para a elevação da auto-estima de cada um, propiciando melhorias nos processos de ensino e aprendizagem." Ressalta a Secretária, com indisfarçável orgulho pelos excelentes resultados obtidos.
Para propiciar a aquisição do conhecimento pedagógico, a Secretaria realizou no início do ano um encontro entre os monitores e professores Cláudio Almeida, Mariângela, Osvaldo Vidal e Cristiano da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, onde foram abordados vários temas relacionados a metodologia pedagógica.
Dentre as atividades previstas, Hellen Guimarães destaca uma palestra entre os pais, alunos, professores e monitores com o intuito de juntos, procurarem soluções e sugestões para promoverem a cada dia a melhoria do projeto.
A integração da família e professores com os monitores é visto como fator imprescindível no desenvolvimento do projeto e é vital a dedicação de todos os envolvidos conforme ressalta a secretária.
Contando com o importante apoio da Câmara de Vereadores de Guanambi, o projeto Bom de Escola, Bom de Bola, vem buscando parcerias na iniciativa privada e na sociedade com o intuito de adquirir os kits de uniformes completos para as crianças beneficiadas pelo projeto, crianças que caminham a passos largos rumo ao futuro, aprendendo desde cedo o verdadeiro exercício da cidadania, crianças campeãs no campo, na escola e na vida.

Nenhum comentário: