quarta-feira, 21 de maio de 2008

Gilberto Brito quer ampliar crédito habitacional


Os servidores dos poderes Judiciário e Legislativo, além do Ministério Público, Defensoria Pública e empresas públicas, a exemplo da CERB, EMBASA, CONDER, EGBA, Bahiagás, poderão ser beneficiados pelo crédito habitacional previsto na Lei 7.552, de 29 de novembro de 1999, caso o governo do Estado acolha proposta do deputado Gilberto Brito (PR). Uma minuta de projeto de lei foi encaminhada ao governador Jacques Wagner pelo parlamentar, através de Indicação, alterando a legislação vigente, que limita o crédito aos servidores do Poder Executivo e autarquias.
Por considerar justo que todos os servidores públicos estaduais, inclusive os das empresas de economia mista, como a Embasa, tenham direito ao crédito, Gilberto Brito propõe a alteração do artigo 1º da lei que criou o crédito habitacional. " Precisamos corrigir essa distorção, contemplando de forma ampla os que trabalham, quer como servidor público estatutário ou empregado dos poderes públicos estadual e das várias empresas públicas sob o controle direto do Estado", argumenta o deputado, que está otimista quanto ao acolhimento da proposta pelo governador.
Preocupação com o social - Em seu segundo mandato, o deputado Gilberto Brito tem se empenhado em assegurar, como legislador, propostas que assegurem o desenvolvimento social da Bahia. Em 2007, apresentou na Assembléia Legislativa 40 projetos de lei. Como a Constituição Estadual impede que os deputados apresentem projetos que gerem despesas ao governo, por exemplo, uma alternativa é trabalhar com indicações. No ano passado, foram encaminhadas por Gilberto 33 indicações.
Em 2008, Gilberto Brito já apresentou seis projetos de lei e nove indicações. Entre as proposições destaca-se a que obriga as instituições bancárias a instalar, em suas agências e postos de atendimento ao público, tapumes, biombos ou estruturas similares, que impeçam a visualização pelos demais clientes das operações financeiras realizadas pelos clientes que estão nos caixas de atendimento, isolando-os e preservando a intimidade e a segurança destes clientes após terem realizado suas operações bancárias. As proposições do deputado podem ser conferidas no site www.gilbertobrito.com.br.

Nenhum comentário: