quinta-feira, 22 de maio de 2008

O comemorado aniversário de Licínio de Almeida





Tendo como primeiros desbravadores do território os bandeirantes portugueses à procura de ouro e pedras preciosas, a formação do município de Licínio de Almeida data do início do século XIX, quando um povoado formou-se em torno da Fazenda Gado Bravo, de propriedade da família Soares. A chegada dos trilhos da Rede Ferroviária Federal na década de 40, trouxe o impulso necessário para a formação do povoado, que em 1953 recebeu o nome de Licínio de Almeida, em homenagem a um dos construtores da ferrovia. Desmembrado de Jacarací e Urandi, em 1962, o município comemorou no dia 12 passado, 46 anos de pujança e de progresso para alegria e orgulho dos seus munícipes.
Para comemorar o aniversário de emancipação política administrativa, o poder público municipal elaborou uma programação festiva que atraiu visitantes de toda a região para assistirem os concorridos shows das bandas Lordão, Quebra Cadeira, Voa Dois e Dalton Camargo no período de 11 a 13 de abril, e ainda a 2ª Etapa da Copa Brasil de Super Cross.


Ao comemorar 46 anos o município ganhou um novo aspecto a partir das medidas implementadas pela Prefeitura Municipal. Com mais de 11 mil habitantes, segundo estimativa feita pelo IBG, Licínio de Almeida tem muito a comemorar, pois a cada dia passar a ser visto com valorização, respeitando a sua importância social e econômica.
A atual administração faz justiça ao povo guerreiro, trazendo os investimentos sonhados, e assim vários avanços podem ser observados como:
* Reforma e ampliação em andamento do Hospital Municipal com aquisição de novos equipamentos.
* Implantação do PSF – Programa de Saúde da Família - na sede e na zona rural, trazendo a saúde para mais perto da população. São médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, atuando com o atendimento ambulatorial e preventivo.
* Implantação do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, onde o cidadão pode contar com serviços de proteção social básica que buscam trabalhar de forma preventiva e com inclusão social, prevenindo situações de alto risco, fortalecendo os vínculos familiares e promovendo o resgate à cidadania.
* Outro destaque no município é a educação. Além de estruturada, a pasta hoje ajuda a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, em uma visão de totalidade. A cada ano que passa, a rede municipal apresenta índices positivos, prova disso foi o excelente resultado obtido pela Escola Pingo de Gente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, cuja direção foi premiada pelas mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva, por ocasião da Semana da Pátria no ano passado.
Os avanços administrativos só reforçam a idéia de que uma boa gestão se faz com bom planejamento, bons projetos, bom relacionamento político e com uma equipe afinada, que trabalha incessantemente em prol da coletividade.

Nenhum comentário: