quarta-feira, 3 de junho de 2009




EDITORIAL


Deus criou o homem para cuidar da sua obra


Segundo o Livro Sagrado, quando Deus criou o homem o mundo já estava pronto, Isto nos leva a crer, que ao homem, por ter-lhe sido concedida também a inteligência, foi lhe dada a responsabilidade de administrar o planeta Terra e tudo nele já existente.
Não sou uma especialista em meio ambiente, mas em tempos em que tanto se discute a importância da preservação do meio todos nós temos este encargo social, independente de posição social e nível cultural. Como educadora acredito que tais noções de preservação devem iniciar desde muito cedo buscando formar na criança a conscientização sobre a importância e a necessidade de preservarmos o nosso meio, incentivando jovens e adultos que abracem a causa e assim, se tornarem verdadeiros ativistas e formadores de opinião.
Não me refiro aqui aos "verdes" de plantão, aos sensacionalistas que buscam na causa a promoção pessoal de forma hipócrita, cujos discursos oscilam conforme a sua conveniência. Nenhuma referência ainda aos radicais que empunham bandeiras do anti-capitalismo e anti-consumismo, mas que se agrupam em ONGs e crescem em termos de estrutura e divulgação, como grandes instituições, custeados por multinacionais e que trilham uma rota menos ideológica e mais contaminada por interesses não estritamente ambientalistas.
Há que se formar uma nova consciência, lembrando que a nova batalha do século XXI deverá ser pela ética dentro dos movimentos ambientalistas, uma luta muito mais difícil porque envolve não apenas o caráter e a consistência dos objetivos do homem . A luta pela preservação do meio ambiente não deve ser apenas tema em reuniões de engravatados nem assunto em datas específicas, deve sim, fazer parte do nosso cotidiano, uma lição de casa a ser refeita todos os dias, seja no nosso quintal, no nossa jardim ou na nossa varanda.
Margareth Castro
Diretora de Redaçã

Nenhum comentário: