sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

CENTRO DE CULTURA EM RIO DO ANTÔNIO TEM MUDADO O COMPORTAMENTO ARTESANAL E CULTURAL DA CIDADE.


CENTRO DE CULTURA EM RIO DO ANTÔNIO TEM MUDADO O COMPORTAMENTO ARTESANAL E CULTURAL DA CIDADE.

Trata-se do NOARA – Núcleo de Oficinas Artísticas de Rio do Antônio, um dos Departamentos Culturais da Associação Comunitária de Moradores e Pequenos Produtores de Rio do Antônio – ACOMPPRA, entidade fundada há dez anos atrás e atualmente presidida pelo Dr. Adelbardo Silveira.
O NOARA foi inspiração do associado Itamar Jorge Marques Silveira que mantém toda a programação às expensas da MOVETEC BRASIL, empresa de sua propriedade e de seus irmãos, especializada em fabricação, montagem e conservação de guindastes e pontes rolantes.
A entidade funciona em prédio alugado, localizado à Rua Nossa Senhora das Graças, separada, portanto, da sede da Associação e mantém locais apropriados para eventos como aula de capoeira, dança, ginástica aeróbica e pequenas apresentações de shows com artistas convidados, recitais e noites literárias. Tem cursos permanentes e gratuitos de música (violão e teclado) de reciclagem de garrafa péti com fabricação de poofs (banquetas) e flores, confecção de bonecas de pano, embalagens artesanais, estatuetas de cerâmica, pintura em tecido para crianças, além de ter trazido recentemente quatro cursos ministrados pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural conseguidos por Nelson Martins Quadros operoso Presidente do Sindicato Rural de Vitória da Conquista sendo dois de apicultura, um de processamento de doces e outro de processamento de vegetais que deixaram todo mundo de água na boca.
Em breves dias estará sendo instalada a Biblioteca que tem por objetivo deselitizar a literatura e, para isto, conterá em seu acervo apenas livros de autoria de escritores e poetas da nossa região e literatura de cordel. Estão na esperança de que as Academias de Letras de Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité e Brumado, concorram com doações de livros produzidos por seus afiliados.
Além do NOARA, a ACOMPPRA mantém entre suas atividades culturais a Rádio Comunitária Rio FM ZYS608, dezenas de cursos em convênio com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial cujo núcleo de Vitória da Conquista é sabiamente gerenciado pela Professora Gigyane Carla Ferraz.
Entre as dezenas de cursos realizados na Associação pelo SENAC, destacamos os seguintes: Corte e Costura, confecção de roupas íntimas, bordado a mão, macramé, ardange, pintura em tecido, embalagem artesanal, confecção de bonecas, trançado em fibra (de bananeira e tabúa), arte culinária, informática, auxiliar de cabeleireiro, manicure e muitos outros.
Além de tudo, possui o Hipódromo Basílio Ribeiro Prates onde, anualmente são realizadas competições de hipismo.

Nenhum comentário: