sábado, 28 de junho de 2008





A Festa do Vaqueiro de Lagoa Real é o mais importante evento do calendário festivo do município e do sertão baiano. A festa, que completa a 18ª edição recebe da atual administração a importância e o destaque que merece o evento, que como meta a preservação e o incentivo dessa tradição local. Além de valorizar a cultura, a iniciativa do poder público municipal também atrai visitantes, aquece o comércio e possibilita nesses dias a geração de renda e empregos temporários.
Na vila cultural foram exibidos através de um telão os trabalhos desenvolvidos por alunos das escolas municipais que apresentaram projetos com o tema Educação Para a Convivência com o Semi-árido ao Selo Unicef, um grande salto na educação do município. Ainda na vila cultural o espaço foi aberto mais uma vez para os artistas de Lagoa Real e região.


A preservação da tradição do vaqueiro, autêntico representante do sertão, torna a festa mais diversificada e plural a cada ano, agregando desde vaquejadas e feiras, shows musicais e exposições visando, sempre a preservação da memória e da identidade de seu povo.
Contando com o decisivo apoio da Câmara de Vereadores, a administração municipal proporcionou uma festa que reuniu nomes como: Zé Geraldo, a dupla Ataíde e Alexandre, a banda de de forró Mastruz com Leite e o comunicador Luis Alberto da Rádio Nacional de Brasília com a Banda Bailão Brasil, e ainda artistas regionais como André e Mazinho, Entre um Gole e Outro, e ainda as bandas Massupylame, Sul Real e Forró no Mói Dela, e o melhor, tudo de portões abertos, uma festa do povo feita para o povo.
A Missa do Vaqueiro, celebrada pelos padres Ademar Cardoso Neves e Osvaldino Barbosa tem na oferenda o momento mais emocionante, quando os vaqueiros sobem ao altar e depositam ali peças da sua indumentária de couro e instrumentos usados no pastoreio do gado. Durante o ofertório versos são improvisados sobre cada peça ofertada. É possível durante a missa, perceber a fé de cada vaqueiro, seja na expressão contrita, seja nas orações expressas ou em um só aboio o pedido de proteção à Padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário: