sexta-feira, 26 de dezembro de 2008





A dúvida em torno da contaminação da água por urânio em poços artesianos da comunidade de Juazeiro, no entorno da mina explorada pelas Indústrias Nucleares do Brasil, tirou a paz e a tranqüilidade dos moradores do lugar.
A maioria que tem como atividade produtiva o plantio de verduras, hortaliças, frutas e a pecuária leiteira vem sentindo no bolso os prejuízos decorrentes da denúncia apresentada pelo Greenpeace.
A opinião entre os moradores se divide, alguns acreditam que o Greenpeace exagerou e reclamam inclusive da forma como os ativistas penetraram nas terras, alegando serem estudantes desenvolvendo um trabalho escolar. Outros moradores estão em pânico, e alguns até pensam em largar tudo e se mudar para outra cidade.
O que de fato existe até o momento, é somente terror e prejuízo. Os moradores encontram dificuldades para vender os seus produtos nas feiras livres, ouvem piadinhas e tem o leite rejeitado pela cooperativa de laticínios, sediada no município de Lagoa Real.
As denúncias do Greenpeace foram veiculadas em rede nacional de televisão através da Rede Record e do relatório intitulado "Ciclo do Perigo – Impactos da Produção de Combustível Nuclear do Brasil". No município de Caetité, a divulgação se deu de forma espalhafatosa com a presença de representantes da ONG com vídeo conferência realizada no Instituto de Educação Anísio Teixeira com transmissão ao vivo pela Rádio Educadora Santana de Caetité.
Importante aqui, destacar o relatório traz a seguinte conclusão: "considerando seu escopo limitado, esta pesquisa não responde totalmente se a operação de mineração de urânio causa contaminação ambiental no entorno da mina de Caetité."embora tal fato não tenha merecido a mesma atenção que as denúncias feitas.
CONTESTAÇÃO DA INB
Diante da polêmica que se gerou em torno do fato, a INB, através dos seus técnicos destaca que:
* Em seus monitoramentos nunca foi detectado valores de urânio acima daqueles estabelecidos pelas normas brasileiras recomendadas pelo CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente e pela OMS – organização Mundial
de Saúde. Ressaltando que além do monitoramento realizado pela INB a CNEN Comissão Nacional de Energia Nuclear, periodicamente realiza coletas conjuntas visando a aferição dos resultados da INB e que então nunca foi detectado valores diferentes dos analisados pelos laboratórios da empresa.
* Os valores reportados aos Órgãos Normativos e Fiscalizadores, são expressos em unidades diferentes dos divulgados pelo Greenpeace, Os valores encontrados no chafariz da comunidade do Juazeiro, antes da entrada em operação da URA – Unidade de Concentrado de Urânio, que constam dos relatórios do Programa de Monitoração – Pré –Operacional e Operacional, os valores estão expressos em ppb, Parte Por Bilhão.
* Conforme as tabelas nota-se claramente que os valores encontrados nas fases pré-operacional e operacional do empreendimento não registram incrementos, ou seja, aumento de valores, e a média dos valores encontrados nessas fases são compatíveis, havendo ligeiro decréscimo em termos de média de valores após a entrada em operação da URA.
* Após a divulgação do relatório da ONG, a INB realizou nova amostragem no chafariz da comunidade de Juazeiro, no dia 25 de outubro e o valor encontrado foi de 3,1ppb, valor quase nove vezes menor do que o reportado pela ONG.
* O "Poço Amazonas" do qual se refere o Greenpeace está localizado em propriedade particular e não fazia parte até então do Programa de Monitoração Ambiental pois foi aberto recentemente e o valor apresentado no relatório Ciclo do Perigo são distintos, como pode ser observado na tabela .....(ver box)
As análises das águas de poços situados na região, feitas pelo Instituto de Gestão das Águas e do Clima - INGA comprovaram não haver nenhuma contaminação nos pontos onde o Greenpeace afirmou ter encontrado elevada concentração de urânio. Segundo as informações divulgadas, em um único poço - cujas águas não foram analisadas pela ONG e que fica a cerca de 10 km da mina - o Inga detectou teores ligeiramente mais elevados de urânio. Esses teores, no entanto, são dez vezes inferiores aos limites estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. Os técnicos que realizaram a análise não souberam afirmar se houve contaminação ou se é de origem natural, já que há muito urânio no solo da região.
O poço 67, o qual foi detectado a concentração de urânio foi interditado pela Defesa Civil, que irá abastecer as cinco famílias com água de outro lugar.
O gerente da INB, Hilton Mantovani afirmou que não existe o impacto ambiental na proporção citada pelo Greenpeace, "todos os impactos foram previsíveis".




Ele foi presidente do Greenpeace no Canadá durante nove anos e diretor do Greenpeace Internacional durante sete anos, hoje preside a Greenspirit Strategies, uma consultoria de política ambiental e afirma que a energia nuclear é uma fonte limpa e segura, capaz de produzir em grande escala sem contribuir para o efeito estufa. Para ele, é tempo de afastar o ambientalismo do confronto e avançar rumo ao consenso, sem os erros e distorções do debate atual sobre o tema. Ele defende que os problemas do meio ambiente sejam discutidos com base em dados científicos precisos e na criação de soluções sustentáveis.
Pela primeira vez no Brasil Moore, participou no Rio de Janeiro, de um evento paralelo ao XII Congresso Brasileiro de Energia, a convite das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Eletrobrás Termonuclear (Eletronuclear), Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) e Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan).
A palestra, denominada "A Energia Nuclear e seus Desafios", foi realizada no Centro de Convenções Sul América e em seguida, Moore concedeu entrevista coletiva no mesmo local.
Usinas nucleares
Sobre as usinas nucleares, as quais denominou como "a invenção mais perigosa da humanidade" quando militante do Greenpeace, Moore ressaltou que naquela época se achava que tudo o que era nuclear era ruim. "Acreditávamos que a energia nuclear estava inevitavelmente ligada às armas atômicas. Mas é só reparar que os reatores que produzem energia não são usados para matar pessoas. Na verdade, reatores são usados até na medicina para produzir medicamentos que tratam milhões de pessoas. Muitas tecnologias podem ser usadas para o bem ou para o mal. Você pode voar em um avião para promover uma missão de paz ou para destruir uma cidade com uma bomba".
Contaminação da água em Caetité
Com relação à suposta contaminação da água no município de Caetité, largamente divulgada pelo Greenpeace e por alguns meios de comunicação, Patrick Moore destacou que o urânio no seu estado natural não oferece nenhum tipo de prejuízo ao ser humano e ao meio ambiente e que a sua exploração é feita dentro de rigorosos padrões, sendo pouco provável que haja a contaminação.
Interesses do Greenpeace
Moore destaca que o movimento ambiental se tornou uma indústria global "o ambientalismo é guiado hoje por campanhas de desinformação e medo, nas quais não há ciência para embasar. A maioria dos militantes é ingênua, acredita naquilo. Mas os líderes lançam essas campanhas apenas para arrecadar fundos. Não há problema em arrecadar fundos, desde que não seja baseado em desinformação. Acho que a tendência é que percam credibilidade ao não ouvirem a ciência, mas isso leva tempo ainda."
Margareth Castro – enviada especial da Revista Imagem ao Rio de Janeiro


Sob a presidência da representante da Procuradoria da República em Guanambi, procuradora Flávia Galvão Arruti e o procurador do ofício de Meio Ambiente do MPF na Bahia, Ramiro Rockenback, foi realizada no dia 07 de novembro, audiência pública convocada pela Procuradoria do Ministério Público Federal da Bahia onde se registrou relatos e discussões relacionados às atividades das Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
Participaram da audiência representantes da comunidade de Caetité e Lagoa Real,
Da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Instituto de Gestão das Águas e do Clima (INGA), entidade do governo do Estado da Bahia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), de entidades de proteção do meio ambiente e das Indústrias Nucleares do Brasil, e o deputado federal Edson Duarte (PV).
Depois de ouvir a população e os representantes das instituições, ficou definido que novas análises da água serão realizadas por uma equipe de especialistas em meio ambiente indicados pelo Ministério Público Federal e assim, vez por todas poderá por fim a esse mar de incertezas que envolvem o programa nuclear brasileiro, pelo menos aqui na região de Caetité, conforme destacou o procurador do Ministério Público Federal, Ramiro Rockenbach.
Enquanto não houver um pronunciamento técnico definitivo sobre a polêmica, a suspeita de água contaminada permanecerá como único fato a perturbar a pacata cidade de Caetité.


O Deputado Estadual Luiz Augusto (PP) considera positivo o resultado eleitoral nos municípios que representa. O parlamentar lembrou: "ganhamos em municípios importantes e disputamos em pé de igualdade em outros, marcando as propostas que consideramos melhor para a população".
Em Botuporã e Guajeru, o Deputado aponta "a eleição de Moacir e Dr. Jorge como mudança importante e quebra de monopólios de grupos que cansaram o povo". "Em Guanambi tivemos a expressiva vitória de Nilo Coelho consolidando a liderança de Nilo e a certeza do avanço administrativo em nosso município. Em Santana, Marcão foi reeleito com uma grande diferença de votos. Isso é a prova do bom trabalho que ele vem fazendo no município a exemplo da Prefeita de Matina Dona Olga que também foi reeleita".

Homens respondem por quase 60% dos óbitos


Embora as mulheres sejam maioria na população, são os homens que morrem mais. Dados do Ministério da Saúde, de 2005, mostram que dos 1.003.350 mortes ocorridas naquele ano, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino - 57,8% do total. A principal causa de mortes para os homens foi as Doenças Isquêmicas do Coração, grupo que inclui o infarto agudo do miocárdio. Ao todo, foram 49.128 vidas perdidas por essa causa. As doenças cerebrovasculares foram a segunda causa de morte para os homens, com 45.180 óbitos. Na seqüência, estão os homicídios – 43.665 vidas perdidas.

Grávidas podem pedir pensão no início da gravidez




Mesmo sem comprovar a paternidade, as grávidas terão direito a receber pensão de prováveis pais. O direito está assegurado na lei sancionada na quarta-feira pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União. Antes sanção presidencial, o pedido do auxílio era possível depois do nascimento e comprovada a paternidade. A medida agrada as futuras mamães e divide opiniões dos homens.


Zenilda Alves foi primeiro lugar da I
maratona de rua, realizada em Licínio de Almeida no dia 15 de novembro de 2008. Evento organizado pelo projeto Grandes Craques novos Talentos.

IMAGEM ON LINE


COADJUVANTES
Não sei ao certo, a quem devo dirigir a crítica, se aos meios de comunicação da cidade ou as inteloctores. Certo é que depois das eleições, das entrevistas ouvidas, raríssimas do prefeito eleito, sempre dos seus intelectores. É bom lembrar que o prefeito eleito é Zé Barreira, aos seus inteloctores cabe-lhes comportar-se nos seus devidos lugares para não serem inoportunos, pois nada mais são do que coadjuvantes.
ELE É UM VENCEDOR
Dr. Ricardo Ladeia, saiu mais uma vez fortalecido das eleições municipais de Caetité, mesmo não elegendo o sucessor, demonstrou extremo domínio de marketing político. "Tirou leite de pedra" ao ser constatado que os "expressivos" partidos, PMDB e o PT em quase nada influenciaram no resultado final.
TOM RECUPERA O MANDATO
Em Ibiassucê, o atual prefeito Manoel Adelino, (Neto) que teve com exclusividade o apoio do Governador Jaques Wagner e do presidente Lula, não conseguiu se reeleger. Neto destacou-se na Câmara municipal pela atuação em defesa dos interesses do cidadão, já na prefeitura não manteve o mesmo dinamismo, o excesso de confiança na popularidade dos programas sociais do governo Lula, o fez perder o rumo. Fortalecida, a oposição foi as urnas para reeleger Tom, recuperando o mandato que havia perdido na justiça para Neto, devido a acusação de compra de votos na eleição de 2004.
VERBA CONFIRMADA
Durante um encontro em Brasília, o presidente Lula garantiu ao governador Wagner que nenhuma obra do PAC na Bahia terá verbas cortadas por causa da crise mundial. Lula citou o Porto Sul e a ferrovia Ilhéus a Caetité, que terão as verbas garantidas e até ampliadas, no caso da ferrovia.
A previsão é de que o primeiro trecho Ilhéus-Caetité seja concluído em julho de 2011. Já o término do trecho Caetité-Barreiras/São Desidério está previsto para julho de 2012. O trecho de Barreiras/São Desidério até Figueirópolis, no estado do Tocantins, deve ficar pronto em dezembro de 2012.
O PERDE E GANHA DE CAETITÉ
A confirmação da estrada de ferro passando por Caetité, fica improvavel a Bahia Mineração levar adiante o projeto de construção do mineroduto capitando agua do Rio São Francisco. Caetité ganha estrada de ferro e perde adultora de água. Se a população pudesse escolher...

Bahia Mineração destaca parceria com Prefeito Nilo Coelho



O Prefeito de Guanambi, Nilo Coelho recebeu em sua residência, quarta feira dia 10, a visita do Presidente da Bahia Mineração Jerry Gorman, vice Presidente Cloves Torres, Diretora Administrativa Raquel Lavor, Diretor Financeiro Ridon, Armando Santos do setor de Comunicação. No encontro, o Prefeito discutiu com os diretores aspectos relacionados ao projeto da Bahia Mineração, reiterando o interesse da Prefeitura em colaborar com o empreendimento e inserir Guanambi no processo de benefícios sociais a serem gerados. De acordo com o vice Presidente Cloves Torres, Guanambi como importante pólo regional, pela proximidade da mina, pela estrutura de serviços que oferece, será impactada positivamente pelo nosso projeto. Dr. Cloves destacou ainda a visão ampla do Prefeito Nilo Coelho em termos de desenvolvimento da região e confirmou que, o Prefeito Nilo Coelho tem sido apoiador de primeira hora e Guanambi vai ser sede de cursos de capacitação já que o Prefeito nos ofereceu área e todo apoio, isto será positivo.
O vice Presidente afirmou ainda que não há redução de investimentos e modificação do cronograma do projeto, por conta da crise internacional, a implantação do projeto passa por 2009, 2010 e em 2011 quando estiver em funcionamento, a crise terá passado e o mercado consolidado.

Fiscalizando e propondo medidas de interesse da coletividade a Câmara de Igaporã encerra periodo legislativo 2007/2008
















Com uma atuação transparente e responsável a Câmara Municipal de Igaporã, finda o biênio 2005/2008 cumprindo com louvor o seu papel junto à comunidade; legislando, fiscalizando e propondo medidas de interesse da coletividade que visam o bem comum.
As atividades legislativas foram marcadas pela apresentação de projetos e indicações cujos números podem ser vistos no box abaixo, tais números mostram a intensidade dos trabalhos dos vereadores, que são a força representativa do povo, uma ponte entre os cidadãos e o Poder Executivo.
Construção de Anexo
Buscando o conforto e comodidade dos edis e da população que busca na Casa da Cidadania, a solução de problemas comunitários, a atual presidência realizou a construção de um anexo à estrutura física já existente, com seis gabinetes, dotando cada vereador da sua sala, a sala da presidência, uma sala de reuniões, memorial e dois sanitários. A ampliação da sede da Câmara permitiu melhores de trabalho para os vereadores que podem atender individualmente os cidadãos e assim, realizar melhor as funções do seu ofício.
Aquisição de bens duráveis
Além da construção do anexo, no biênio 2007/2008 foram adquiridos bens duráveis no valor de 73.737, 99 dentre eles um Veículo Wolkswagen Polo Sedan 1.6 C/04 Portas no valor de 49.700,00 para melhor atender aos edis o que demonstra que os recursos quando empregados de forma correta se transformam em bens e serviços estabelecendo a verdadeira parceria entre o poder legislativo e o povo.
Vereadores e número de indicações
Diogo Carlos Alves Fernandes – 01
Elpídio Alves Sobrinho – 08
Elenísio Alves Magalhães – 02
Érico José Magalhães de Oliveira – 04
João Raimundo Lopes – 04
Manoel Magalhães de Oliveira – 01
Marivando Fagundes de Souza – 11
Marizilda Fagundes Fernandes – 02
Valda Fernandes de Brito – 03
O importante trabalho desenvolvido na Câmara conta com a imprescindível ajuda dos funcionários Arivaldo Alves da Silva – secretário executivo, Ezequiel de Souza Cangussu – diretor parlamentar, Antonio de Olivira Barcelos – motorista, Maria da Conceição Pereira Fernandes – recepcionista, Graça Maria da Paixão – auxiliar de serviços gerais, Maruzan Magalhães da Luz – auxiliar de serviços gerais e Marcos Augusto Pondé – controlador interno

BREGA TOTAL

* By Crescêncio Alphonsus Dutra
Meninos eu vi...
Mas preferia não ter visto o show de horrores promovido por algumas barangas de plantão, por ocasião do show da dupla queridinha da mídia, Victor & Léo no Parque de Exposições de Guanambi. As mesmas pareciam que ia para um baile de debutantes com seus saltos altíssimos, plumas, paetês, e maquiagem carregada no pancake. Eu hein...
Parem o mundo e chamem Barack Obama, pois o auê político na Terra de Anísio Teixeira parece não ter fim. Agora são os aliados disputando um pedacinho do bolo...
Conhecida figura da Hight socyety anda com um elefante atrás da orelha... Desde que flagrou seu marido cheio de amor pra dar para uma ninfeta manjada e descolada, a madame não deixa o coitado dar um passo sozinho, do tipo "se você for, eu vou..." Abafa o caso!
Quem anda faturando horrores são os vendedores de água mineral. Depois que a Rede Record, o Greenpeace, a Igreja, as ONGs e etc desceram a madeira no precioso líquido da terra de Waldick Soriano, ninguém mais quer correr o risco de beber a suposta água radioativa. Ai, meus sais minerais!
Conselho deste escriba velho de guerra para aquela criatura que acha que é o bam bam bam da comunicação: fique atento e vigie seus pensamentos altos que saem pela boca, pois volta e meia os micos dão o ar da graça e o pior, sem registro no Ibama.
Longe de muá tecer críticas sobre o clero, mas cá pra nós, o Pe. Osvaldino não foi nada feliz ao afirmar na audiência pública que a INB fala tão bem do urânio de Caetité que ele seria até capaz de comê-lo.
Não era pra menos, o Greenpeace que ora denuncia a INB pela contaminação da água do poço na comunidade de Juazeiro, originando a audiência pública, volta a traz afirmando que em momento algum fez a tal afirmação, apenas levantou a suspeita. Já o INGÁ, ao investigar a veracidade das acusações do greenpeace, nada constata entretando localizou um chafariz na mesma região com elevado indice de contaminação. enfim...
O pior estava por vir, as entidades ambientais do município, sem entender direito o que estava acontecendo, passou a reivindicar Cesta básica, carro pipa, caixa d!agua, energia eletrica, saúde, educação e a presença do prefeito...

Câmara Municipal de Botuporã encerra os trabalhos legislativos de 2008











última sessão do ano da Câmara Municipal de Botuporã, realizada no dia 11 de dezembro foi marcada por agradecimentos e pelos pedidos da continuidade do trabalho harmônico entre a Casa da Cidadania e o povo que representa.
O prefeito municipal, Dr. Edílcio Brandão Malheiros destacou a parceria entre o Poder Executivo e a Câmara de Vereadores, ressaltando a aprovação dos projetos e parabenizando os vereadores pela postura íntegra com que cumpriram os seus respectivos mandatos, parabenizando-os pelos relevantes serviços prestados, honrando o nome do Município de Botuporã.
O ex prefeito Dr. Hedílio Brandão, em sua fala, destacou o importante papel do vereador, elo mais próximo da comunidade com o poder público municipal, sendo essencial à democracia.
Os vereadores presentes em suas falas também destacaram a harmonia democrática existente entre os Poderes Legislativo e Executivo uma importante parceria que contribui para o êxito dos trabalhos.
Fizeram-se presentes os vereadores Adélcio Araujo Silva, Adilson da Silva Pereira, Gercílio Reis, Sebastião Marques, Waldionor Batista de Souza, Marivaldo Rodrigues, Claudionor Antonio, Benevaldo José das Neves e Otaviano Filho. Presentes ainda vereadores eleitos para o pleito de 2009 a 2012, as secretárias municipais Cleonice Amaral e Elizângela de educação e assistência social, o diretor de obras do município João Batista, além de um expressivo número de populares.

O CENTRO DE ESTUDOS DIMENSÃO ESTÁ PRESENTE EM ONZE MUNICIPIOS DA BAHIA

Atuando em 11 cidades da Bahia, o Centro de Estudos Dimensão conta com numerosos companheiros de caminhada, são tutores, secretárias, alunos e admiradores que acreditam nos diferenciais dos cursos EaD – totalmente direcionados para pessoas que ainda não cursaram uma faculdade por falta de tempo, ou pelos altos custos de um curso superior, ou ainda, por não haver uma instituição em sua região, os cursos a distância são uma excelente oportunidade para obter um diploma de ensino superior.
As aulas acontecem uma vez por semana, em salas de aula equipadas para receber transmissão ao vivo, via satélite. No Grupo UNINTER, a maior parte dos professores são mestres e doutores, e recebem um treinamento especial para ministrar aulas na modalidade a distância. Os cursos têm duração que varia de 2 a 2 anos e meio, em modalidades de graduação tecnológica e de licenciatura.
Um exemplo de sucesso é o curso de Pedagogia, que devido à grande procura já está com todas as vagas esgotadas para este ano.
Cursos superiores oferecidos: Tecnologia de Gestão Empreendedora de Negócios, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Secretariado, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Gestão Comercial. Duração dos Cursos: 2 a 2 anos e meio.











O DIMENSÃO surgiu em 2001 como DIMENSÃO Pré-Vestibular, no entanto, vislumbrando uma ampliação no campo de atuação, com a incorporação de outros serviços, o DIMENSÃO pré-vestibular redimensionou seu conceito e passou a denominar-se CENTRO DE ESTUDOS DIMENSÃO. Buscando oferecer cada vez mais, melhores serviços, e visando fortalecer-se, firmou convênio com o CBED – Centro Brasileiro de Educação à Distância empresa do Grupo UNINTER, que fez com que a instituição firmasse no segmento de cursos superiores à distância no interior da Bahia, ultrapassando a atuação local e instalando-se em mais 10 cidades.
Ao inaugurar a nova sede , alunos, professores e membros da comunidade caetitense fizeram-se presentes ao evento, ocasião em que o diretor da instituição prof. Zezito Rodrigues da Silva, destacou a sua alegria em poder contribuir para a formação de profissionais, num momento em que o mercado de trabalho exige tal qualificação e agradeceu a todas as mãos " que ajudaram a construir este sonho – funcionários, alunos, professores e toda comunidade caetiteense". Prof. Zezito destacou ainda que é a Educação a área do saber que, em primeiro lugar, pode contribuir para que se forme uma consciência clara acerca dos valores que deverão permear a vida humana, tomando como base os avanços ocorridos em vários campos "através da Educação escreve-se o passado e planeja o futuro, com ações presentes e efetivas."
Dimensão.

AS PRAÇAS DE CAETITÉ
Caetité, ficou mais bonita com a inauguração da Praça do Lobão, a praça valorizou mais o bairro e as residências à sua volta.
Outras praças construídas na administração do prefeito Ricardo Ladeia, trouxeram vida a cidade; a praça do Alto Cristo, da rodoviária, alto do Cemitério, Alto do Observatório e bairro Santo Antonio.
A SECA NO NORDESTE
Por causa da estiagem prolongada, 423 municípios da região do semi-árido nordestino decretaram estado de emergência, os mais atingidos estão localizados no polígono da seca. O Estado do Ceará é o mais atingido com 138 municípios, seguido pela Bahia, pernambuco e Piauí.
O Ministério da Integração Nacional liberou, R$ 15 milhões para a Operação Pipa. O valor é destinado à continuidade do programa de distribuição de água por intermédio de carros-pipa. Com a verba, 250 municípios nos Estados da BA, CE, PB, PE, PI, RN, SE, TO e MG serão atendidos.
O coordenador da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil do Estado), major Ivan Ramos, disse que em algumas regiões não chove há mais de sete meses, mas que se trata de uma situação típica no semi-árido.
LULA DIZ QUE VAI FORTALECER RELAÇÃO COM NOVOS PREFEITOS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na segunda-feira, 27, que, a partir de agora, vai trabalhar "mais fortemente" com os novos prefeitos, eleitos nas eleições municipais de 2008. O trabalho em conjunto, segundo ele, deve levar mais políticas sociais, habitacionais e de saúde à cidades.
"Um prefeito tem um papel extremamente importante, porque nenhum governador de estado pode, da capital, dirigir os interesses de todos os municípios. Não quero saber a que partido político pertence o prefeito, eu quero é saber que ele é o prefeito e que, portanto, tem tanta responsabilidade quanto eu para ajudar a resolver o problema da população."
O presidente destacou que esta foi a primeira vez que todos os candidatos a prefeito, independentemente do partido político, "enalteceram" a relação entre o governo federal e as prefeituras de todo o país. Para Lula, os candidatos eleitos, a partir de agora, deixam de ser "franco atiradores" e passam a ser "vidraças", uma vez que as promessas de campanha serão cobradas pela população.

CENTRO DE CULTURA EM RIO DO ANTÔNIO TEM MUDADO O COMPORTAMENTO ARTESANAL E CULTURAL DA CIDADE.


CENTRO DE CULTURA EM RIO DO ANTÔNIO TEM MUDADO O COMPORTAMENTO ARTESANAL E CULTURAL DA CIDADE.

Trata-se do NOARA – Núcleo de Oficinas Artísticas de Rio do Antônio, um dos Departamentos Culturais da Associação Comunitária de Moradores e Pequenos Produtores de Rio do Antônio – ACOMPPRA, entidade fundada há dez anos atrás e atualmente presidida pelo Dr. Adelbardo Silveira.
O NOARA foi inspiração do associado Itamar Jorge Marques Silveira que mantém toda a programação às expensas da MOVETEC BRASIL, empresa de sua propriedade e de seus irmãos, especializada em fabricação, montagem e conservação de guindastes e pontes rolantes.
A entidade funciona em prédio alugado, localizado à Rua Nossa Senhora das Graças, separada, portanto, da sede da Associação e mantém locais apropriados para eventos como aula de capoeira, dança, ginástica aeróbica e pequenas apresentações de shows com artistas convidados, recitais e noites literárias. Tem cursos permanentes e gratuitos de música (violão e teclado) de reciclagem de garrafa péti com fabricação de poofs (banquetas) e flores, confecção de bonecas de pano, embalagens artesanais, estatuetas de cerâmica, pintura em tecido para crianças, além de ter trazido recentemente quatro cursos ministrados pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural conseguidos por Nelson Martins Quadros operoso Presidente do Sindicato Rural de Vitória da Conquista sendo dois de apicultura, um de processamento de doces e outro de processamento de vegetais que deixaram todo mundo de água na boca.
Em breves dias estará sendo instalada a Biblioteca que tem por objetivo deselitizar a literatura e, para isto, conterá em seu acervo apenas livros de autoria de escritores e poetas da nossa região e literatura de cordel. Estão na esperança de que as Academias de Letras de Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité e Brumado, concorram com doações de livros produzidos por seus afiliados.
Além do NOARA, a ACOMPPRA mantém entre suas atividades culturais a Rádio Comunitária Rio FM ZYS608, dezenas de cursos em convênio com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial cujo núcleo de Vitória da Conquista é sabiamente gerenciado pela Professora Gigyane Carla Ferraz.
Entre as dezenas de cursos realizados na Associação pelo SENAC, destacamos os seguintes: Corte e Costura, confecção de roupas íntimas, bordado a mão, macramé, ardange, pintura em tecido, embalagem artesanal, confecção de bonecas, trançado em fibra (de bananeira e tabúa), arte culinária, informática, auxiliar de cabeleireiro, manicure e muitos outros.
Além de tudo, possui o Hipódromo Basílio Ribeiro Prates onde, anualmente são realizadas competições de hipismo.

FRASES

"A diferença dos anjos para os demônios é a capacidade dos demônios parecer anjos diantes dos aminéticos"
"Nunca se justifique, porque os amigos não precisam, os inimigos não acreditam."
"Quando um homem descobre que seu pai tinha razão, geralmente já tem um filho que o acha um errado."
"Amor é o mais terrível, e também o mais generoso das paixões; é o único que inclui em seus sonhos a felicidade de outra pessoa." (Jean Baptiste Alphonse Karr )
"Não podemos escolher como vamos morrer. Ou quando. Podemos somente decidir como vamos viver." (Joan Baez).
" Não estamos exercitando nossa memória o suficiente...Deixar a televisão, a internet, e os marqueteiros fazer isto por nós, o resultado é quase sempre insatisfatório." (Antonio Rocha)
"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."
(Cora Coralina)
Acho corpos humanos uma coisa linda. Melhor que as almas humanas.
Geovanga gold – Zefa do Pantanal.
"Não aconselhes o tolo: em qualquer caso ele te culpará depois."
"Por falta de um grito vai-se embora uma boiada."

TORMEC: Qualidade e Tecnologia

















Usando qualidade e tecnologia de futuro a Tormec especializada em tornearia e Mecânica em geral, atende o mercado de Caetité e Região.
Com garra e dedicação do seu proprietário Sérgio Alves Lopes, ela foi se desenvolvendo continuamente, e seu crescimento fez com que fosse necessário ampliar sua área construída para cerca de 500 m2, as margem do rodovia Br 030 – km 01 - Caetité/Guanambi.
A TORMEC, Hoje, possui um avançado padrão de qualidade e tecnologia em seus maquinários, e está entre as maiores empresas do ramo, como prestadora de serviços na área de usinagem de precisão, tendo por objetivo o trabalho com qualidade total, buscando sempre maior destaque no mercado, com seus produtos e serviços, aos seguintes setores de mercado:
* Automobilístico
* Autopeças
* Eletroeletrônicos
* Cerâmicas
* Eletrodoméstico
* Equipamentos Agrícolas
* Equipamentos de Sondagem
* Engenho para moagem de cana- de- açucar
Trituradeira e picador de palma
* Outros
Os equipamentos disponíveis, permite a TORMEC, a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.
Através destes equipamentos é possível confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível e imaginável de peças cilíndricas internas e externas, além de cones, e os mais diversos e estranhos formatos.