segunda-feira, 30 de junho de 2008

Convenção em Malhada de Pedras




Foi realizada neste domingo, dia 29, a convenção Municipal dos partidos PSC, PP e PSB , contando com a presença de um número expressivo de filiados.
Na oportunidade foi homologada a candidatura de Terezinha Baleeiro e Selino Alves Martins – candidatos a prefeita e vice prefeito respectivamente.
O ex prefeito de Malhada, Ramon dos Santos, marido da candidata Terezinha Baleeiro , esteve presente e ficou satisfeito com a motivação dos filiados e da comissão executiva durante a realização da convenção.
A movimentação foi intensa durante o dia inteiro na Escola Municipal Governador Paulo Souto, marcando assim, mais uma fase da democracia na cidade.

Relação dos candidatos a vereador pela Coligação:
Humberto Vieira Ventura
Alexandro Vieira Ventura
Maricelio Lima Ferreira
Maria Zélia Leite Rocha Farias
Antonio Marcos Pereira Silva
Regina Aparecida Medeiros dos Santos
Manoel Souza Ferreira
Gilson Guimarães
Angelita Meira Gonçalves Ataides
Paulo Pires
João Batista Pires
Stanislau Carlos dos Santos
Clemente Rodrigues dos Santos
Carlos Fernandes Rocha

Malhada de Pedras em festa


O vereador Clemente Rodrigues dos Santos e família em noite de festa para comemorar a importante vitória da inauguração da sede da Câmara de Vereadores de Malhada de Pedras.


O presidente da Câmara de Vereadores de Malhada de Pedras - Humberto Ventura e esposa em noite de homenagens, por ocasião da inauguração da sede da Casa da Cidadania.

As irmãs Gilsiana e Vânia , filhas do vereador Gilson Fernandes Guimarães, presentes na inauguração da Câmara de Vereadores de Malhada de Pedras.

Malhada de Pedras


Presente na solenidade de inauguração da sede da Câmara de Vereadores de Malhada de Pedras, o simpático casal Vera e Sandro Ventura, ele é irmão do presidente do legislativo local - vereador Humberto Ventura.

Feliz aniversário


A gatinha da foto é Elinéia Santana Rodrigues, legítima representante da geração teen da cidade de Malhada de Pedras ela estará festejando mais um níver dia 07 de julho, para orgulho do pai, o vereador Clemente Rodrigues do Santos.

Parabéns!!!!!!!!!

sábado, 28 de junho de 2008

O sonho da casa própria virou realidade - Palmas de Monte Alto







O prefeito de Palmas de Monte Alto recebeu a visita do governador Jaques Wagner no último dia 25 quando participou de mais uma jornada de inaugurações da sede do município. O prefeito, ao lado do governador fez a entrega de 200 casas populares que compõem o Bairro Nova Palmas, no antigo Campo de Pouso da cidade, construídas através de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, na oportunidade, inaugurou uma Quadra Poliesportiva e fez a entrega de 636 Títulos de Posse Legal de Terra, resultados de uma grande trabalho realizado pela parceria CDA/ Governo do Estado e Prefeitura. De posse da documentação legal de suas propriedades, os produtores agora terão acesso facilitado aos financiamentos bancários e a outros benefícios concedidos pelo governo.
Durante a entrega das chaves aos novos mutuários, o governador ressaltou a importância da moradia própria para as famílias, destacando que aquele não era apenas mais um conjunto habitacional pois a casa é o símbolo da família, o lar, onde vemos nascer e crescer os filhos com segurança. É um espaço de cidadania. E que é isso que o Governo Federal juntamente com o Estado e em parceria com os municípios vem fazendo, trabalhando para que as pessoas possam ter uma vida melhor e com mais dignidade.
Para o deputado Daniel Almeida, a execução desta obra só foi possível graças à união de esforços dos governos federal, estadual e municipal. "Essa parceria é modelo para todo país e modelo de construção com custo reduzido", comentou, acrescentando ainda as mudanças que a cidade vem passando em todos os setores, na educação, na saúde, na infra estrutura e que como deputado federal tem muito orgulho de representar Palmas de Monte Alto na Câmara dos Deputados.
O deputado João Bonfim, e sua fala ressaltou que a obra de 200 casas populares foi concluída em tempo recorde de oito meses salientando ainda que a quadra poli esportiva também inaugurada teve os recursos liberados há apenas 28 dias, "prova do trabalho sério e honesto que vem sendo desenvolvido pelo prefeito, que sabe aplicar os recursos públicos com a devida seriedade."
Encerrando o ato solene, o governador falou da alegria de estar Em Palmas de Monte Alto concretizando o sonho de tantos que ansiavam pela aquisição da casa própria e enalteceu o trabalho da atual administração que não tem medido esforços para dotar o município de toda a infra-estrutura necessária para promover a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Jogos dos trabalhadores promovidos pela INB teve maior participação de empresas e profissionais liberais na segunda edição



A Indústrias Nucleares do Brasil INB, mentora e organizadora dos Jogos dos Trabalhadores em comemoração ao primeiro de maio dedicado ao trabalhador, nesta segunda edição ampliou-se a participação de empresas, profissionais liberais e orgãos públicos totalizando 27 participantes divididos em 8 modalidades esportivas e a corrida rústica.
A meta da INB, desde a criação do evento em maio de 2007 é de fazer parceria com outras empresas afim de fortaler a sua realização e torna-lo parte do calendário esportivo do município, enquanto não acontece, a INB, segue cumprindo seu papel social junto a comunidade.
Empresas participantes: Gráfica Caetité, Orpan, Bahia Mineração, Minas Calçados, INB, CCT, MPC, Embasa, Lider Construções, Supermercados cruz, ORTHON, Mercearia São João, Jel Prestação de Serviços, Jamp Mineração, Fortiori, Dimacol, Vidrobox, Carlinhos Auto Peças, Supel supermercado, Odontoclin, Colmag, Cerâmica Santana.
Profissionais: Mecânicos, Pintores, Vigilantes e Frentistas.
Modalidades esportivas disputadas, finalistas e campeões
Futebol soçayte: campeã Gráfica Caetité/Orpan- vice - Jamp Mineração
Futebol de areia: Dimacol - vice Bahia Mineração
Fut-sal campeã: Gráfica Caetité/Orpan, vice- Mercearia São João e pintores de Caetité.
Tenis de Quadra: Campeã: Minas Calçados
Tenis de Mesa: Campeã: Minas Calçados
Peteca: Campeã: Supel supermercado/Odontoclin
Truco: Campeã - Carpintaria Miranda - vice Embasa
Buraco: Campeã Embasa
Corrida Rustica: Categoria dos 18 a 30 anos - 1º lugar Martinho Costa, 2º Lulinha. De 31 a 44 anos 1º Reisionaldo Costa, 2º Francis Paulo. Acima dos 46 anos - 1º João Rodrigues (Panquinha) 2º Hilton Mantovani (INB)
Em todas as modalidades o primeiro colocado e o vice foram agraciados com traféus, medalhas e dinheiro em espécie, as empresas com diplomas de agradecimento pela participação.
O evento foi encerrado com os agradecimentos de Hilton Mantovani a todos os perticipantes e o patrocínio da Du-Passos Calçados, CDL e Vidrobox.
Organizadores: Hilton Mantovani, Jorge Fausto, Adailton José Ribeiro e Jailson Andrade.

A INB tem compromisso com a preservação do Meio Ambiente




través da sua unidade em Caetité, a INB – Indústrias Nucleares do Brasil vem realizando diversas ações sociais e ambientais, abrangendo diversas comunidades e municípios. Dentre elas o Programa de Educação Ambiental, que visa primeiramente conscientizar os colaboradores da INB e prestadores de serviço das responsabilidades de cada atividade com relação ao meio ambiente , desta forma minimizar no âmbito fabril, possíveis impactos ambientais decorrentes de ações inadequadas, em todos níveis de sua estrutura operacional. No âmbito circunvizinho e municipal, visou conscientizar a população, principalmente estudantes, da importância das ações que cada um deve realizar para a preservação da ambiência, Utiliza-se das ações da Unidade de Concentrado para demonstrar atitudes corretas, exemplificando uma empresa responsável socialmente.




A Festa do Vaqueiro de Lagoa Real é o mais importante evento do calendário festivo do município e do sertão baiano. A festa, que completa a 18ª edição recebe da atual administração a importância e o destaque que merece o evento, que como meta a preservação e o incentivo dessa tradição local. Além de valorizar a cultura, a iniciativa do poder público municipal também atrai visitantes, aquece o comércio e possibilita nesses dias a geração de renda e empregos temporários.
Na vila cultural foram exibidos através de um telão os trabalhos desenvolvidos por alunos das escolas municipais que apresentaram projetos com o tema Educação Para a Convivência com o Semi-árido ao Selo Unicef, um grande salto na educação do município. Ainda na vila cultural o espaço foi aberto mais uma vez para os artistas de Lagoa Real e região.


A preservação da tradição do vaqueiro, autêntico representante do sertão, torna a festa mais diversificada e plural a cada ano, agregando desde vaquejadas e feiras, shows musicais e exposições visando, sempre a preservação da memória e da identidade de seu povo.
Contando com o decisivo apoio da Câmara de Vereadores, a administração municipal proporcionou uma festa que reuniu nomes como: Zé Geraldo, a dupla Ataíde e Alexandre, a banda de de forró Mastruz com Leite e o comunicador Luis Alberto da Rádio Nacional de Brasília com a Banda Bailão Brasil, e ainda artistas regionais como André e Mazinho, Entre um Gole e Outro, e ainda as bandas Massupylame, Sul Real e Forró no Mói Dela, e o melhor, tudo de portões abertos, uma festa do povo feita para o povo.
A Missa do Vaqueiro, celebrada pelos padres Ademar Cardoso Neves e Osvaldino Barbosa tem na oferenda o momento mais emocionante, quando os vaqueiros sobem ao altar e depositam ali peças da sua indumentária de couro e instrumentos usados no pastoreio do gado. Durante o ofertório versos são improvisados sobre cada peça ofertada. É possível durante a missa, perceber a fé de cada vaqueiro, seja na expressão contrita, seja nas orações expressas ou em um só aboio o pedido de proteção à Padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Novos acadêmicos são empossados na Academia Caetiteense de Letras







Academia Caetiteense de Letras
Tomou posse na Academia Caetiteense de Letras , na noite de 07 de junho, o jornalista Antonio Rocha, editor da Revista Imagem. Ele é titular da Cadeira nº 7 que tem como patrono Durval Públio de Castro, um dos mais importantes expoentes da cultura caetiteense, a ele devemos a campanha cívica para a construção do Teatro Centenário. O amor pela cultura é o seu maior legado, cujos herdeiros tão bem souberam preservar. Empossados também Rômulo Anísio Ferreira de Souza e a professora Mara Ledo.
A Academia Caetiteense de Letras – a mais alta e representativa entidade lítero-cultural do Município tem como presidente André Koehne tem como objetivos divulgar, preservar e estimular a produção literária e cultural na sede e sua região, para tanto atuando junto a entidades congêneres e afins, em todo o território nacional, bem como divulgar as produções culturais, literárias e artísticas de caetiteenses residentes fora da sua sede e, finalmente, os trabalhos versando sobre caetiteenses ou a cidade de Caetité.

Livro - Imagem recomenda



Lula é Minha Anta
Editora: Record, 2007 - Mainard reúne uma coletânea de crônicas sobre o escândalo do mensalão publicadas pelo autor na revista Veja, da qual é colunista. Mas não se trata de uma reunião pura e simples dos primorosos textos de Mainard sobre os escândalos de Brasília. No livro, as crônicas são alinhavadas com comentários inéditos sobre os artigos que contam os bastidores do trabalho do colunista.
Mesmo para que em é partidário do presidente:
"É, no todo, uma ótima crônica sobre a quadra mais espantosa da democracia brasileira." Mario Sabino.

Página Mulher - Moda



MODA INVERNO
* Não adianta a brasileira se paramentar com casacos de lã, ou mesmo de pele, a não ser que ela faça parte do time das privilegiadas que costumam viajar para fora do país. Comprar uma moda inverno muito pesada, no Brasil, é arriscar-se ficar com um armário cheio de roupas jamais usadas.
* Para o dia a dia é interessante ter alguns casaquinhos de tricô, crochê, malha, ou cashemere, em tons suaves, para serem usados por cima dos vestidinhos, com blusas e saias, ou mesmo calças compridas. Bonitos e práticos, eles podem ser retirados a qualquer momento, pois são aberto na frente, e em ambientes externos, ou no ar condicionado, a mulher se sentirá bem protegida com eles.
* Os gorros de lã e crochê também são indispensáveis na moda inverno, e compõem um visual muito gracioso. Quando são acompanhados por cachecóis longos e coloridos, formam um charme à parte, e protegem mesmo do frio.
As meias, escuras e encorpadas, que voltaram com força total na moda inverno, devem ser usadas com sapatos fechados, nunca com sandálias de tirinhas. As menos jovens evitem usá-las com saias curtinhas.
* Os terninhos e tailleurs de tweed e risca de giz continuam valendo na moda inverno e poderão ser aproveitados do último inverno, pois certamente quase toda mulher possui um no guarda roupa.
* Estão sendo sugeridas cores claras, como o areia e o bege. Mas cuidado: uma só peça nesta cor e basta. Quanto ao preto, este sempre reina absoluto, na moda inverno. Importante é a atitude. A mulher elegante sabe o que quer e o que lhe fica bem. A moda inverno existe para facilitar a vida e a escolha certa vai garantir o sucesso!

Página Mulher - Opinião


A gente paga INSS, CPMF, taxa de lixo e não sei mais o quê. Pois eu acho que em vez de pagar tudo isso bastava pagar o TC – Taxa de Civilidade. Garanto que tanto o governo como nós mesmos sairíamos beneficiados. Para calcular a TC, chequem a lista abaixo para conhecer algumas coisas que isentam do pagamento, e mostram quanto vocês estão contribuindo para o bem-estar público:
* Saber ouvir uma história até o final sem interromper para contar a sua que é muito melhor.
* Falar baixo – até mesmo quando estiver fazendo valer seus direitos.
* Respeitar filas – sejam elas quais forem.
* Conter os impulsos assassinos quando estiver
Avisar um amigo que ele esqueceu de fechar o zíper da calça, que ele está com um verdinho engastalhado nos dentes, que ele se sentou em cima de um chiclete, que o cabelo dele está esquisito. É falta de caridade cristã não fazê-lo.
* Para homens: ajudar as mulheres a carregar uma mala ou um pacote nitidamente
pesados. Elas só não vão gostar se forem tontas.
* Para mulheres: fazer um cafezinho para um namorado ou colega de escritório. Esta
gracinha não faz de vocês pessoas subalternas. É só uma gentileza.
* Para celebridades: não reajam com prepotência às situações difíceis. Nada de "você
sabe com quem está falando". Dizer por favor e obrigado todas as vezes que a situação pedir. E lembrem-se:
Ninguém é chic se não for civilizado.

Caetité faz parte da rede nacional SAMU







A Prefeitura de Caetité, entregou a população no dia 04 passado, um importante benefício na área de saúde: O SAMU 192- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em pleno funcionamento. O programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência, chega ao município através de de uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal.
O SAMU funcionará provisoriamente em imóvel alugado pela Prefeitura na Rua Dirce Cerqueira, S/nº e contará com uma ambulância de alto padrão semi-uti e uma equipe de profissionais envolvendo enfermeiros, técnicos e auxiliaresde enfermagem, auxiliares de regulação (TARM) e pára - médicos já treinados para este fim.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o SAMU atende todas as urgências e emergências de natureza clínica, pediátrica, gineco-obstetrícia, traumática e de saúde mental, destacando que qualquer pessoa pode acionar os serviços através do telefone 192, onde um telefonista treinado para atender fará algumas perguntas. A partir desse momento, o problema fica sob a responsabilidade dos médicos e enfermeiros que vão acompanhar o caso até resolvê-lo.
A preservação da vida é a função primordial do SAMU, razão pela qual a Secretaria de Saúde alerta para o uso racional do serviço 192. Ligar somente nos casos de emergência e não passar trotes, denunciando ainda, sempre que tiver ciência deste expediente. Uma vez que os mesmos podem prejudicar quem esteja precisando de socorro.

Caetité sedia o 3º Zonal dos Jogos Abertos do Interior promovido pela Sudesb







As cidades campeãs do 3º Zonal dos Jogos Abertos do Interior promovido pela Sudesb – Superintendência de Desportos do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Caetité, foram definidas no último dia 1º, no município de Caetité, Terra do educador Anísio Teixeira e do cantor popular Waldick Soriano.
Garantiram vagas para as finais, os municípios de Brumado na categoria vôlei feminino; Vitória da Conquista vôlei masculino e handebol masculino; Barra do Choça Futsal Feminino; Igaporã futsal masculino e Caetité, handebol feminino, e basquete feminino e masculino.
De sexta a domingo (30 a 01), a população Caetiteense e os demais municípios presentes, lotaram o Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Negreiros e as Quadras de Esportes do Alto Cristo e Parque das Árvores e a Cooperativa Educacional de Caetité – COOPEC, para prestigiar o evento que envolveu equipes masculinas e femininas das cidades Barra do Choça, Brumado, Guanambi, Iaçu, Igaporã, Licínio de Almeida, Palmas de Monte Alto, Vitória da Conquista e a cidade sede Caetité.
Para o chefe de Divisão de Esportes de Caetité, Noêdson Silva, foi uma grande honra o município sediar o evento. "A última vez que recebemos os Jogos Abertos foi há 13 anos e sabemos que atividades esportivas são essenciais para a integração social entre Caetité e os demais municípios", justificou.
A Prefeitura do município reformou o Ginásio de Esportes, que recebeu inclusive tabelas móveis de basquete e promoveu a pintura das quadras do Parque das Árvores e Alto do Cristo.
Os Jogos Abertos do Interior promoveu durante três (3) dias em Caetité grandes momentos de integração e emoção, diante de um público bastante animando. "Apesar do caráter competitivo os Jogos Abertos promove a união e a confraternização entre as equipes, além de ser uma forma de estimular o esporte no interior", afirmou o atleta de vôlei do município de Guanambi, Lucilio Brito.

Brega e Chic - By Crescêncio Alphonsu Dutra




Me inclua fora do convite
Virou moda os jovens nubentes indicarem junto ao convite do enlace, a loja onde os convidados deverão comprar os presentes, e não sei se por mera coincidência, indicam justamente as lojas cujos preços beiram a estratosfera. Eu hein...
Boca livre
Geladeira - Crescêncio velho de guerra é adepto da máxima, é dando que se recebe, portanto, quem não prestigia este escriba com convites para os eventos boca livre, cai no ostracismo na minha coluna. Transformo certas figurinhas em pingüins por um long time...
Abafa o caso!
O Retorno – Depois de um longo período de hibernação, aquele político que já havia caído no poço do esquecimento, retorna com todo gás, desejando chegar ao paço de uma city da região. Abafa o caso!
Figurinha arroz de festa
Essa, Crescêncio teve o desprazer de conferir: Depois de uma manguaça daquelas, aquela figurinha arroz de festa, errou por três vezes o banheiro daquele barzinho e causou frisson e gritinhos frescurais no mulherio no W.C. feminino. Ninguém merece!!
A melhor defesa é o ataque
Crescêncio se diverte com a réplica e a tréplica dos artigos lidos nas emissoras de rádio. O dificil é atirar a primeira pedra...
Propaganda enganosa
Domingo estava de bobeira na city quando resolvi xeretar no jogo da seleção de Caetité x Conquista (vitória) lá me foi oferecido o bingo de uma moto por 15 reais, pra ajudar nas despesas do visitante. Depois do jogo, o bingo não rolou e o barraco veio abaixo, o torcedor "P" da vida queria tocar fogo na moto e esganar o organizador, se não fosse a polícia, o barraco tinha vindo abaixo. Meu medo....

A condenação por crime de trabalho escravo é inédita no Judiciário baiano


O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) obteve na 17ª Vara Federal Criminal do estado a condenação, pela prática de trabalho escravo, de Cleudete Nilza Sagrilo a três anos, quatro meses e 15 dias de reclusão e 30 dias-multa. A condenação por crime de trabalho escravo é inédita no Judiciário federal baiano. Cleudete e seu marido, Leliano Sérgio Andrade, foram denunciados pelo MPF/BA, há três anos, por submeter trabalhadores, crianças e adolescente à condição análoga de escravos e frustrar seus direitos trabalhistas no município de Baianópolis, a 833 quilômetros de Salvador. O marido de Cleudete não foi punido por falecer antes da decisão judicial.
Em virtude de a pena não ser superior a quatro anos, de a ré não ter usado violência ou ameaça contra os trabalhadores e de não ser reincidente em crime doloso, o juiz Cristiano Miranda de Santana substituiu a pena privativa de liberdade por prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas por prazo idêntico ao que Cleudete estaria presa, além de pagamento de três salários mínimos a título de prestação pecuniária.
Andrade e sua esposa recrutaram 21 pessoas para trabalhar nas Fazendas Santa Clara, Progresso e Esperança, em Baianópolis (BA), em carvoarias destinadas à produção de carvão vegetal para a empresa Sideruna Indústria e Comércio Ltda. Além de jornadas desumanas de trabalho, sem descanso semanal, as pessoas não recebiam salários e delas era cobrada a parca alimentação oferecida.
Entre as 21 pessoas, estavam duas crianças de seis e nove anos e uma adolescente de 15 também em condições degradantes e humilhantes de trabalho. Todos viviam em barracos de madeirite, dormiam no chão, não tinham água potável para consumo e, tão pouco, condições de higiene básicas, a exemplo de instalações sanitárias no local e espaços adequados para preparação das refeições.
Gladys Pimentel
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Bahia

Casamento de Cássia Mariana e Ricardo






Foi bonita, tradicional e elegante a cerimônia de casamento de Cássia Mariana e Ricardo, no dia 20 de abril na Igreja da Ascenção do Senhor em Salvador.
Mariana que estava lindíssima num modelo jovial e elegante, entrou sorridente ao lado do pai Deusdete Fagundes de Brito que não cabia em si de alegria e orgulho.
Visível também a emoção da mãe da noiva Ana Mônica Pessoa Neves Fagundes ao ver a primogênita subindo ao altar.
Amigos e familiares dos noivos foram brindados ainda com uma recepção no local, ricamente decorado que só findou à noite, quando os noivos partiram em lua de mel.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Governador Jaques Wagner anuncia obras em Carinhanha

Recepcionado pela prefeita de Carinhanha e por lideranças políticas locais e regionais, o governador Jaques Wagner inaugurou uma unidade do Programa Saúde da Família construída no bairro Alto da Colina, com verbas do Ministério da Saúde e do município, ao lado de um terreno para o qual anunciou a construção do conjunto habitacional Pequizeiro I, com 200 casas, também por meio do Programa Carta de Crédito.
A Unidade inaugurada, que tem como atribuição conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis com ênfase nas suas características sociais, econômicas e culturais e identificar os problemas de saúde e situações de risco aos quais aquela população está exposta, vai contribuir de maneira significativa ao setor de saúde, proporcionando um atendimento eficaz e contribuindo para a melhoria de qualidade de vida da população, principalmente da parcela mais carente.
Na oportunidade, o governador anunciou ainda a construção de uma quadra poliesportiva na Agrovila 16, e a implantação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para atendimento psicossocial de apoio a famílias e indivíduos na garantia dos direitos de cidadania. a construção de cinco poços tubulares nas localidades de Baixão do Trigo, Canabrava, Estreito, Fazenda Waldemar Machado e Jatobá.
Em seguida, Wagner anunciou a elaboração de projeto de regularização fundiária para cerca de 40 famílias do bairro São Francisco, um convênio para construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) na Agrovila 23 e a restauração e construção das praças Ruy Barbosa, Vanderlei e Benjamin Constante, com serviços de pavimentação e drenagem.
Wagner também anunciou para a população de Carinhanha um convênio de cessão de materiais da Companhia de Engenharia Urbana da Bahia (Cerb) para as Agrovilas 16 e 23. São 17 quilômetros de tubulações cedidos pela Companhia de Engenharia Rural do Estado da Bahia para os assentamentos Mel de Abelha e Santa Helena e para as localidades de Baixa do Mocambo, Boca da Taboa, Canabrava, Jupi, Queimadas, Riacho do Capinão, Santa Rita de Cássia, São Bernardo e Sítio Novo, beneficiando 3,4 mil habitantes.
Tais obras representam o prestígio político bem como a determinação da atual administração que não mede esforços no sentido de viabilizar investimentos que permitam atender o município e a população, tudo isso com dinamismo, responsabilidade, competência e compromisso de uma equipe que não esmorece diante das dificuldades e que procura seguir sempre adiante.

UVCB e Câmara de Caetité - Lutanto pelo legislativo mais forte na Bahia e no Brasil





A Programação Bahia Legislativo 2008 da UVCB União de Vereadores e Câmaras da Bahia realizou, no último dia 29 em Caetité, Seminário temático " Lutando pelo legislativo mais forte na Bahia e no Brasil", oportunidade em que o poder legislativo ganhou respaldo discutindo-se sua prerrogativas, situação na política nacional, eleições municipais de 2008, leis e representatividade na gerência municipal.
O evento contou com as presenças de diversos líderes políticos, principalmente competentes ao legislativo, como: Vasco da Costa Queiroz – presidente da UVCB e presidente da Câmara de Eunapolis, Dr. Aroldo Brito – IMAP, DR. Anderson C. Moreira – vice presidente da OAB de Vitória da Conquista e assessor jurídico da UPB, Joebes Ribeiro – Procurador jurídico UVCB, o vereador José Adolfo – representando a UVERMIG, edis da Câmara de Vereadores de Caetité.
Dentre as questões que cercam o pleito municipal de 2008, o mandato do vereador e outras em fórum no encontro, a Proposta de Emenda Constitucional – 333 A, de 2004 foi a abordagem mais enfática, uma vez que, a mesma dispõe sobre o limite de despesas e composição da câmara de vereadores. Aprovada pela Câmara dos Deputados, se até 29 de junho for aprovada pelo Senado, entra em vigor nas eleições 2008.
A Emenda que estabelece faixa para número de vereadores de acordo com a população do município é questionada, principalmente, pela redução de gastos da Câmara de R$ 6 bilhões para R$ 4,8 bilhões, com limite fixado em 2% a 4, 5% da arrecadação municipal.
Segundo a UVCB e palestrantes a Emenda é depreciativa do legislativo e constitui-se ,manobra de fortalecimento do executivo frente aos interesses do povo defendidos pela casa da cidadania, ou seja pelas câmaras.
Questões como, Lei de Diretrizes Orçamentárias também estiveram em pauta, assim como o papel da câmara na fiscalização, legislação, julgamento e assessoria do executivo. O Seminário resultou numa conscientização da necessidade de se contemplar o legislativo com autonomia e como representante imediato dos cidadãos.